Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJ da Bahia anula sentença do juiz Manuel Carneiro Bahia de Araújo da 25ª Vara Cível de Salvador

    Publicado por Direito Legal
    há 11 anos

    0351227-21.2012.8.05.0001Apelação

    Apelante : Manoel Ribeiro da Silva Neto

    Advogada : Gabriela Ribeiro (OAB: 37337/BA)

    Advogado : Luis Renato Leite de Carvalho (OAB: 7730/BA)

    Advogado : Marcio Jose Ferreira dos Santos (OAB: 36662/BA)

    Apelado : Aymoré Crédito Financiamento e Investimento S/A

    Cuida-se de apelação interposta em face da sentença de fls. 38, que extinguiu, sem exame de mérito, a ação de execução ajuizada pelo apelante contra a apelada, com amparo no artigo 267, inciso III, do Código de Processo Civil. Alega o apelante, em síntese, não haver agido com desídia, nem ter sido intimado pessoalmente para sanar a irregularidade vislumbrada pelo a quo, pleiteando, ao final, a reforma da sentença. DECIDO. O § 1º-A, do artigo 557, do CPC, dispõe que: "Se a decisão recorrida estiver em manifesto confronto com súmula ou com jurisprudência dominante do Supremo Tribunal Federal, ou de Tribunal Superior, o relator poderá dar provimento ao recurso". No caso dos autos, o Juízo a quo extinguiu, sem exame de mérito, a ação proposta pelo apelante contra a apelada, com supedâneo no inciso III, do art. 267, do CPC. Contudo, olvidou o Juízo a quo ser descabida a extinção do feito com fulcro nos incisos II e III do referido dispositivo legal sem a prévia intimação pessoal da parte autora para, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, suprir a falta porventura detectada, consoante determinação do § 1º, do mesmo artigo legal. No caso dos autos, a intimação de fls. 36 não atende o comando legal citado, pois se deu por publicação na imprensa oficial. Sobre o tema, a jurisprudência do STJ é pacífica: "PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO RESCISÓRIA. ABANDONO DE CAUSA. NECESSIDADE DE INTIMAÇÃO PESSOAL. ART. 267, § 1º, DO CPC. 1. O abandono de causa é impresumível, porquanto gravemente sancionado com a extinção do feito sem resolução do mérito (art. 267, III, do CPC). 2. (...) 3. O fato de o recorrente deixar de providenciar a regularização do pólo passivo no prazo assinalado pela autoridade judicante não exclui a observância obrigatória do art. 267, § 1º, do CPC, isto é, a intimação pessoal para que a falta seja suprida no prazo de 48 horas, sob pena de extinção do processo. 4. Recurso Especial provido."(STJ, Segunda Turma, REsp 513.837/MT, Rel. Min. Herman Benjamin, DJe de 31.08.2009)"Processo civil. Recurso especial. Ação de embargos do devedor à execução. Preparo. Custas complementares. Ausência de recolhimento. Cancelamento da distribuição. Extinção do processo. Necessidade de prévia intimação da parte. Precedentes. (...) - A extinção do processo com fulcro no art. 267, inc. III, do CPC depende de intimação da parte, na forma de seu parágrafo primeiro. - Recurso especial a que se dá provimento." (STJ, Terceira Turma, REsp 345565/ES, Rel. Min. Nancy Andrighi, DJ de 18.02.2002, p. 245). Ante o exposto, com amparo no artigo 557, § 1º-A, do Código de Processo Civil, dou provimento ao recurso para reconhecer a nulidade da sentença de origem e determinar a baixa dos autos ao Juízo a quo, para prosseguimento do feito, em seus ulteriores termos. Atribuo à presente decisão força de mandado/ofício. Intimem-se.

    Salvador, 20 de agosto de 2013

    Gardenia Pereira Duarte

    Fonte: DJE TJBA

    Mais: www.direitolegal.org

    • Sobre o autorRevista forense eletrônica
    • Publicações7438
    • Seguidores3198
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações106
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-da-bahia-anula-sentenca-do-juiz-manuel-carneiro-bahia-de-araujo-da-25-vara-civel-de-salvador/100659396

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)