Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJDFT reconhece acordo referendado pela Defensoria Pública como título executivo

    Publicado por Direito Legal
    há 9 anos

    Ao julgar Agravo de Instrumento interposto pela Defensoria Pública, a 6ª Turma Cível considerou possível “a execução dos alimentos acordados por meio de instrumento de transação extrajudicial referendado pela Defensoria Pública, título executivo extrajudicial, pelo rito de prisão civil do devedor (art. 733 CPC)”, conforme consta do Acórdão publicado no Diário de Justiça.

    O relatório do Agravo considerou que mesmo sendo um título executivo extrajudicial, previsto no art. 585 do Código de Processo Civil, não há impedimento a que se adote o rito previsto no art. 733, do mesmo código, que prevê a prisão de quem não paga a pensão alimentícia devida.

    No voto, aceito pela unanimidade da Turma, é citado decisão anterior do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que “ao ponderar os interesses envolvidos, considerou que a dignidade da pessoa do alimentado, que necessita daquela prestação para sua subsistência, prevalece sobre o direito de liberdade do alimentante que não cumpre sua obrigação”.

    Caso esse entendimento seja reiterado em outras decisões, será firmada jurisprudência sobre o assunto.

    Nº do processo: 2011.0.201.106.6.2
    Autor: (JAA)

    • Sobre o autorRevista forense eletrônica
    • Publicações7438
    • Seguidores3193
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações177
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjdft-reconhece-acordo-referendado-pela-defensoria-publica-como-titulo-executivo/238578120

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)