Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Justiça da Bahia condena jornalista por opinião contra empresário

Publicado por Direito Legal
há 10 anos

Abraji reage a sentença de prisão a jornalista da Bahia

A Abraji recebe com indignação a notícia da condenação do jornalista Aguirre Talento a seis meses e seis dias de detenção em regime aberto por crime de difamação. A decisão da Justiça baiana é favorável ao empresário do setor imobiliário Humberto Riella Sobrinho, que alega haver informações falsas em reportagens publicadas no jornal “A Tarde” em dezembro de 2010.

Para a Abraji, a decisão de sentenciar um repórter a prisão por um texto publicado é um atentado à liberdade de imprensa. A Organização das Nações Unidas (ONU), em seu Plano de Ação para Segurança de Jornalistas, recomenda aos países-membros que ações de difamação sejam tratadas no âmbito civil.

O juiz Antônio Silva Pereira, da 15ª Vara Criminal, de Salvador, considerou na sentença de 22 de abril de 2014 que Talento agiu "maldosamente" e "com a nítida intenção de macular a honra objetiva [do empresário]", mas não apontou elementos que comprovassem a intencionalidade. Mesmo sem caracterizar o dolo, condenou o repórter a seis meses e seis dias de detenção em regime aberto, pena convertida em prestação de serviços comunitários.

Humberto Riella Sobrinho é um dos empresários do setor imobiliário local que têm acionado a justiça contra profissionais de “A Tarde”. Segundo o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba), o grupo tem ações similares contra Biaggio Talento, Regina Bochichio, Patrícia França, Vítor Rocha, Felipe Amorim, Marcelo Brandão e Valmar Hupsel Filho. Chama a atenção o fato de o jornal nunca ter sido processado. As ações, que cobram até R$ 1 milhão de indenização, visam sempre o elo mais fraco: o jornalista. O Sinjorba impetrou ações por denunciação caluniosa contra os empresários, e os advogados de Aguirre Talento entrarão com recurso no Tribunal de Justiça da Bahia.

Diretoria da Abraji, 28.abr.2014

About Latest Posts

Siga Direito Legal

Editor at Direito Legal

Editor, Gerenciador de Conteúdo.

Siga

Latest posts by Direito Legal ( see all)

Justiça da Bahia condena jornalista por opinião contra empresário - 29 de abril de 2014 Justiça concede liminar a favor de Plano de Saúde - 23 de abril de 2014 Trabalhadores querem regulamentação específica para o setor de Bebidas - 23 de abril de 2014

  • Sobre o autorRevista forense eletrônica
  • Publicações7438
  • Seguidores3193
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações31
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-da-bahia-condena-jornalista-por-opiniao-contra-empresario/117997428

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)