Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Operacionalização de gasoduto em faixa de domínio não gera direito à concessionária a cobrança de tarifa

    Publicado por Direito Legal
    há 14 anos

    Operacionalização de gasoduto em faixa de domínio não gera direito à concessionária a cobrança de tarifa
    A instalação de gasoduto subterrâneo em faixa de domínio de ferrovia não gera direito à cobrança de tarifa de serviço por parte da concessionária de serviço público. Esse foi o entendimento da Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O processo envolve a MRS Logística S/A, concessionária de serviço público federal de transporte de carga na Malha Ferroviária Sudeste, e a CEG, Companhia Distribuidora de Gás do Estado do Rio de Janeiro.

    A MRS entrou com recurso contra decisao do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), alegando que a operação de uma tubulação de gás poderia interferir diretamente na segurança do serviço ferroviário. Isso acarretaria custos à empresa, inclusive na fiscalização da operação do gasoduto. Portanto, a concessionária alegava o direito de impedir a instalação gratuita da tubulação.

    O TJRJ negou o pedido da MRS por entender que a instalação de gasoduto subterrâneo não traria qualquer sobrecarga de serviço, não interferindo em seus ganhos. Segundo o TJRJ, a cobrança oneraria o usuário do serviço de gás canalizado. Insatisfeita com a decisão, a concessionária entrou com recurso no STJ.

    A ministra Denise Arruda, relatora do recurso, aplicou as súmulas 5 e 7 do STJ, as quais dispõem respectivamente: não cabe recurso especial para analisar cláusulas de contrato e nem para reexame de prova.
    Fonte: STJ

    • Sobre o autorRevista forense eletrônica
    • Publicações7438
    • Seguidores3198
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/operacionalizacao-de-gasoduto-em-faixa-de-dominio-nao-gera-direito-a-concessionaria-a-cobranca-de-tarifa/138424764

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)