Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Prevenção trabalhista reduz custos para as empresas

    Publicado por Direito Legal
    há 12 anos

    “Uma empresa que sofre muitas ações acaba perdendo credibilidade diante de seus clientes e espaço diante dos seus concorrentes. “Em alguns casos, isso pode significar o fim da empresa”, alerta advogada

    São Paulo, 11 de Janeiro de 2012 – A legislação brasileira é conhecida mundialmente como complexa e detalhista e com isso a população e as empresas enfrentam problemas judiciais por falta de conhecimento. Diante deste cenário, uma área que se destaca pelos impasses é a trabalhista, que segundo pesquisas, têm cerca de 2 milhões de ações anuais, colocando o Brasil como recordista em número de processos. Os Estados Unidos, França e Japão têm respectivamente, em média, 75, 70 e 2,5 mil ações por ano.

    Sandra Sinatora, da Ragazzi Advocacia e Consultoria, advogada especialista em Direito Material e Processual do Trabalho, explica que na maioria dos casos os empregadores respeitam os direitos dos empregados, porém não seguem as determinações quanto à forma prevista em lei para a realização de cada procedimento. “E quando estão diante de uma fiscalização ou processo trabalhista, não possuem a documentação exigida para provarem que cumpriram as obrigações”, afirma.

    A advogada cita como exemplo a prorrogação diária da jornada de trabalho para compensação dos sábados, procedimento permitido pela legislação. “Porém isso depende do cumprimento de alguns requisitos, sob pena do empregador arcar com o pagamento das horas extras que ultrapassem as oito horas diárias”, alerta Sandra.

    Uma alternativa a esse problema é a prevenção. Mas, infelizmente, no Brasil o escritório de advocacia só é lembrado quando a dificuldade surge. “A falta de uma cultura de prevenção gera grande quantidade de demandas judiciais. Mas os advogados podem auxiliar uma empresa antes que ela sofra o processo, porque será analisado todo o contexto e o que cada cliente pode fazer para se prevenir”, orienta a especialista.

    Sandra afirma que esse serviço, intitulado como “Auditoria Trabalhista” traz, além da prevenção de ações, também a redução de custos. “Mesmo que os empregadores sigam as leis, existem situações nas quais os empregados ou a fiscalização encontram respaldo para levarem a empresa à Justiça, onerando ainda mais as operações”, alerta.

    Portanto, a atuação do direito não se restringe a condução de processos judiciais, sendo importante uma atuação preventiva, adiantando-se aos problemas, através da aplicação das leis trabalhistas. Estes procedimentos preventivos garantirão não só a redução de ações judiciais, mas também os direitos dos próprios trabalhadores, equilibrando a relação entre as partes.

    Uma vez realizada a auditoria, é possível a emissão de parecer com as possíveis falhas e orientações para soluções. “Este é o diferencial do trabalho do auditor. Apontar os problemas em uma empresa é relativamente simples. O diferencial está em direcionar os procedimentos a serem adotados tornando assim o trabalho realmente eficaz”, aponta Sandra.

    Sandra explica que o trabalho é realizado internamente, analisando-se a documentação dos empregados e prestadores de serviços desde a admissão até o seu desligamento e, após, traçando-se uma estratégia de melhorias. “Além disso, é muito importante a presença do auditor dentro da empresa do cliente, pois o contato físico com as condições de trabalho garantirá uma percepção mais eficaz e, consequentemente, um trabalho mais correto”, salienta.

    “Uma empresa não pode deixar as questões trabalhistas em segundo plano e é neste contexto que a consultoria e auditoria trabalhista desempenham um papel de fundamental importância e merecem atenção especial do empresário que pretende reduzir custos e manter a boa imagem de sua empresa”, conclui.

    Sobre Sandra Sinatora

    Formada em Direito pela Universidade São Judas Tadeu há mais de dez anos. É pós graduada em Direito Material e Processual do Trabalho, e responsável pela área de Direto do Trabalho na Ragazzi Advocacia e Consultoria.

    Sobre Ragazzi Advocacia e Consultoria

    Consciente de que o desenvolvimento de qualquer equipe jurídica esta diretamente ligada ao crescimento e ao sucesso de seus clientes, a Ragazzi Advocacia e Consultoria fornece informações e patrocínio de interesses, com estudo continuo de formas legais aplicáveis a cada caso, objetivando resultados plenos e satisfatórios. O escritório, que em 2011 completa dez anos, nasceu do sonho de um jovem advogado. Hoje, possui diversos profissionais das mais variadas áreas do direito, todos dedicados e engajados na tarefa de oferecer assessoria jurídica com o máximo de qualidade e responsabilidade. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.ragazzi.adv.br

    • Sobre o autorRevista forense eletrônica
    • Publicações7438
    • Seguidores3198
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prevencao-trabalhista-reduz-custos-para-as-empresas/138474054

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)