Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Pandemia mundial de diabetes está ligada ao crescimento econômico

    Quais as razões que a diabetes avança como uma pandemia mundial? Entre os motivos aparentes para o aumento da diabetes tipo 2 estão logicamente a alimentação inadequada, além do alto consumo de álcool, tabaco e da diminuição da atividade física. Todavia, o que faz países como Brasil, Estados Unidos, Índia, China, Japão e regiões do Oriente Médio terem índices tão altos?

    Publicado por Direito Legal
    há 11 anos

    Quais as razões que a diabetes avança como uma pandemia mundial? Entre os motivos aparentes para o aumento da diabetes tipo 2 estão logicamente a alimentação inadequada, além do alto consumo de álcool, tabaco e da diminuição da atividade física. Todavia, o que faz países como Brasil, Estados Unidos, Índia, China, Japão e regiões do Oriente Médio terem índices tão altos?

    Nos Estados Unidos a explicação é mais óbvia: a taxa de obesidade aumenta por conta da alimentação fast food. Segundo artigo na revista Annals of Internal Medicine estima-se que de 1/3 a 1/5 terço de todos os americanos terão diabetes em 2050, se a continuar se alimentando desta forma.

    Já na Índia, o grande consumo de peixe, frango ou carne foi associado com maior risco de diabetes. Os peixes são comidos secos, fritos com temperos pesados ​​e petróleo, o que aumenta o risco. No entanto, grande parte do país é vegetariano e o aumento do consumo de carboidratos pode ser uma boa explicação.

    Na China, os especialistas apontam o rápido desenvolvimento econômico associado ao sedentarismo e à alimentação não saudável, com a oferta abundante de alimentos e o estresse. Atualmente, a taxa de crescimento do diabetes na China é bem mais rápida do que na Europa e nos Estados Unidos.

    Mas, e o Oriente Médio? Dubai, nos Emirados Árabes, tem as mesmas explicações da China: acelerado processo de desenvolvimento econômico, urbanização e adoção pela população de estilos de vida pouco saudáveis.

    Isso posto, parece que a obesidade e a diabetes estão intimamente ligadas ao desenvolvimento econômico. A maior oferta de alimentos, o consumo indiscriminado de guloseimas, refrigerantes, bebidas alcoólicas, alimentos muito gordurosos, embutidos e enlatados, excesso de massas, estão associados ao ganho de peso e à consequente dificuldade no controle da glicemia, pressão arterial e gorduras no sangue.

    Segundo a nutricionista Maria Eugênia Gutheil, consultora da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Para Fins Especiais, Diet e Light, ABIAD (www.abiad.org.br), “ é crucial que façamos todos os esforços como mudanças de hábitos alimentares, tanto na escolha dos alimentos mais saudáveis quanto no seu preparo, aumento da prática de atividade física e aquisição de hábitos saudáveis. Comecemos hoje a incorporar `novas atitudes´ na nossa rotina diária, as quais permitam, em médio e longo prazos, reverter este enorme problema de saúde pública”, concluiu.

    • Sobre o autorRevista forense eletrônica
    • Publicações7438
    • Seguidores3193
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pandemia-mundial-de-diabetes-esta-ligada-ao-crescimento-economico/143782723

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)