Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cybercrimes e invasão de hackers na Sony: quem será o xerife da internet?

    Publicado por Direito Legal
    há 9 anos

    Por Dane Avanzi

    Vivemos a Sociedade da Informação, na qual o acesso a dados confidenciais podem movimentar fortunas de uma parte para outra do mundo em um único click. Segundo dados da UIT – União Internacional de Telecomunicações, já atingimos a cifra de 7 bilhões de linhas móveis ativas em todo o mundo, uma para cada pessoa do planeta, comparativamente. Malgrado a sensação de poder e domínio dos recursos da internet que pairam sobre Instituições renomadas dos mais diversos nichos da economia, de bancos a redes de varejo, os recentes ataques a essas instituições, que dispõem de dinheiro para contratar os melhores recursos técnológicos e profissionais do ramo, evidentemente não tem sido suficiente para conter os cybercriminosos.

    Que a popularização da internet foi o grande dínamo da revolução da informação, mormente a partir dos anos 90, disso ninguém tem dúvida. Não importa o quanto uma pessoa é ou não conectada, é incontestável a influencia e impactos de fenômenos da internet em sua vida, estando para ser revogado inclusive o termo “virtual” comumente aplicado ao que se passa no ambiente da web. Compras de bens de consumo a bens de capital, namoros, casamentos, transações bancárias, ensino à distancia, a cada dia que passa tendem a integrar um número cada vez maior de pessoas em todo o planeta.

    O assunto novamente vem a tona essa semana com a subtração de emails e dados da empresa Sony, novamente atacada por hackers essa semana. Em Abril desse ano a divisão fabricante do videogame Play Station teve informações confidenciais de seus clientes (atrelados a informações de cartão de crédito) subtraídos por hackers, fato que abalou a credibilidade da empresa e segundo a forbes pode ter causado prejuízos de 24 bilhões a 37,7 bilhões de dólares.

    Se o prejuízo é grande tratando-se de videogame, imaginem quando se trata de quem cuida diretamente do mercado financeiro como o Renomado banco JP Morgan Chase & Co., que em outubro desse ano reconheceu que hackers tiveram acesso a informações confidenciais de milhões de correntistas. Mister salientar, que o principal ativo de um banco é sua imagem e credibilidade, sendo em um caso como este incalculável o número de usuários que se abstiveram de fazer negócios com a instituição em razão desta falha na segurança do banco.

    Fora o abalo na credibilidade e imagem das instituições atacadas, há um segundo prejuízo. A obrigação de indenizar terceiros em decorrência de prejuízos experimentados pela falha de segurança, despesas com advogados, investimentos em marketing para reconquistar clientes e investidores perdidos. Cabendo lembrar que estamos falando de empresas com ação em bolsa de valores, que podem ficar em maus lençois no que tange a captação de recursos junto ao mercado financeiro. Que dizer então do despreparo da justiça em todo o mundo para lidar com questões de crimes cibernéticos?

    O valor reflete a média de custo, para as empresas, pelo acesso indevido a dados quando ocorrem atos criminosos ou maliciosos, por conta hackeada, em 2010. O prejuízo da empresa deve ser causado por processos judiciais, queda de ações, custos da investigação e um possível boicote ao videogame Playstation.

    Nem bem curada do pesadelo recentemente vivido, a Sony retorna ao limbo depois de sofrer um novo cyber ataque no qual salários dos principais executivos, roteiros não publicados, contratos delicados, alcunhas usadas pelos astros para se hospedar em hotéis, vazaram na internet.

    O fato é que tal qual uma Hera a internet se expandiu livremente lançando seus tentáculos em todas as direções, num ambiente de genuína democracia como jamais experimentada pela sociedade humana, e, ao que parece muito do que se passa no mundo dito virtual, hoje muito real, precisa urgentemente ser revisto.

    • Sobre o autorRevista forense eletrônica
    • Publicações7438
    • Seguidores3193
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cybercrimes-e-invasao-de-hackers-na-sony-quem-sera-o-xerife-da-internet/231646487

    Informações relacionadas

    Thais Monteiro, Advogado
    Artigosano passado

    Piores ataques hackers da história

    Carlos Lemes, Juiz de Direito
    Artigoshá 5 anos

    Whatsapp e Crimes Cibernéticos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)