Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJ-SP e ABJ firmam convênio

    Publicado por Direito Legal
    há 9 anos

    O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) assina no dia 1 de dezembro de 2011, próxima quinta-feira, com a Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ)*, um convênio que promoverá uma aproximação inédita entre os melhores estatísticos do País e o maior tribunal do mundo. O objetivo do convênio é criar um grupo de trabalho interdisciplinar formado por matemáticos e juristas capaz de auxiliar no desenvolvimento do Núcleo de Estatística do TJ-SP e municiá-lo de procedimentos e técnicas aptos a aperfeiçoar as políticas de gestão estratégica. De acordo com o presidente da ABJ, Marcelo Guedes Nunes*, o convênio é um marco importante já que o TJ-SP é o maior tribunal do Brasil. “Em uma sociedade democrática desenvolvida, em que predominam litígios de massa com um aumento da pressão sobre tribunais, o acesso a dados quantitativos, o conhecimento concreto das disputas levadas aos juízes e a criação de sistemas capazes de monitorar o enorme volume de processos se mostra indispensável para administrar políticas que permitam uma atuação jurisdicional rápida, segura e justa. À medida em que o poder aquisitivo e a escolaridade da população aumentam, crescem também os desafios a serem enfrentados pelos tribunais”, diz o presidente da ABJ.

    * Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ) – é uma entidade sem fins lucrativos formada por pesquisadores do Direito e da Matemática e presidida pelo advogado Marcelo Guedes Nunes, que tem por objetivo investigar e incentivar a aplicação da estatística e da probabilidade no estudo do direito e de suas instituições. A ABJ tem três missões principais. A primeira é reunir e incentivar pesquisadores com preocupação em investigar e descrever os processos de decisão em que são criadas as normas individuais e concretas. A segunda é disciplinar a jurimetria como um ramo do conhecimento jurídico, definindo suas premissas, seus fundamentos, seus conceitos e relações essenciais. A terceira é colaborar com entidades públicas e privadas no esforço estratégico de aperfeiçoar os mecanismos de prestação jurisdicional através da elaboração de leis e da administração dos tribunais.

    • Sobre o autorRevista forense eletrônica
    • Publicações7438
    • Seguidores3199
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-sp-e-abj-firmam-convenio/238578698

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)